Adote um AU-migo ou um A-MIAU-go. Visando melhorar o índice de adoção da população de pets abandonados, que somente em São Paulo soma-se a população de dois milhões, hoje uma ação social transformadora esta sendo realizada no bairro.
Na tarde deste sábado, das 11h às 17h, no Shopping Penha, na entrada da Rua Betari, cinco cães e dez gatos estão disponíveis para adoção.
Estima- se que no Brasil sejam cerca de 30 milhões de cães e gatos abandonados.
Dona da ONG Amora Proteção Animal, e protetora de animais há mais de 20 anos, Camila Lourenza, 40, está na frente de uma ação social inovadora e que ajuda no apoio à adoção animal de cães, gatos e cavalos abandonados.
Da região de Juquitiba (60, 98 km), a ativista animal explica que quando começou fazia tudo em casa, sozinha, e aos poucos foi conseguindo apoios para que a ideia desse certo.
"A maioria dos animais vem com denúncia, geralmente acontece por maus tratos, abandonos, animais atropelados que está horas na rua, então fazemos uma triagem para saber a veracidade das histórias ", explicou Lourenza.
Numa realidade em que a maioria dos casos não precisa de apoio policial, mas têm casos em que há a necessidade pelos riscos de conflitos urbanos, a ativista explica que durante a pandemia, o número de animais abandonados aumentou em São Paulo.
Um levantamento feito em 92 abrigos de 12 estados brasileiros pela AMPARA ( Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados) revelou que os animais abandonados na pandemia de covid-19 aumentou entre 60% e 70% no período de julho de 2020 e fevereiro de 2021.
"O resgate só termina quando pegamos os animais. A pandemia começou abandonaram mais animais e o projeto de 30 aumento para 120 animais abandonados ", ressaltou Camila.
Mas para dar conta de todas as despesas da instituição, apoio e ajuda mútua são importantes.
"Por mês são toneladas de rações, as vezes mais de R$ 10 mil de medicamentos, ainda não temos grandes parcerias, poremtudo isto tem um custo elevado", disse.
"Todos os cães estão vermifugados, vacinados e castrados, para controle de zoonoses, então o cidadão que tiver vontade pode vir e levar o animal", explicou Lorenza.
Por volta das 12h40, acompanhando a exposição dos animais, a moradora do bairro Betânia Gil, 45, disse que têm dois cachorros em casa e diariamente vê inúmeros animais abandonados nas ruas do bairro.
"Infelizmente não posso abraçar o mundo, mas se eu morasse numa casa maior e pudesse, eu levaria", disse a mulher.
Preocupada com o bairro e esta questão de falta de controle de zoonoses, a dona de casa diz que mais projetos assim são importantes para melhorias sociais.
"Deveria ter mais ongs para este tipo de coisa né? Poderiam ter parcerias para alugar espaços bacanas, para ter mais controle sanitário para os animais e os moradores do bairro poder ajudar ", comentou Gil.
Se você tem vontade de fazer o bem e quer ajudar a população de animais de abandonados, compareça na 'Feira de Adoção' promovida pela ONG Amora Proteção Animal em parceria com o Shopping Penha.
#PenhaNews
#BairroNews
#EdiçãoDaTarde
Mín. 19° Máx. 24°