Quinta, 13 de Junho de 2024
16°C 27°C
São Paulo, SP
Publicidade
Anúncio

7º CONEXIDADES chega ao fim com participação do governador Tarcísio de Freitas e homenagens à reconstrução de São Sebastião

Ao todo, o evento contou com 142 palestrantes em dois audos, mais de 100 expositores públicos e privados

09/06/2024 às 10h42 Atualizada em 09/06/2024 às 10h42
Por: Penha News Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
O líder do Executivo municipal exaltou também a atuação do governador durante e após a tragédia, convocando a todos para uma salva de palmas em pé. Além disso, prestou homenagens ao coronel André Porto, que foi o ponto de contato do governo na cidade desd
O líder do Executivo municipal exaltou também a atuação do governador durante e após a tragédia, convocando a todos para uma salva de palmas em pé. Além disso, prestou homenagens ao coronel André Porto, que foi o ponto de contato do governo na cidade desd

A sétima edição do Conexidades chegou ao fim em São Sebastião. O encontro de agentes públicos bateu recorde de público, recebendo mais de cinco mil quinhentos participantes em cinco dias.

Ao todo, o evento contou com 142 palestrantes em dois audos, mais de 100 expositores públicos e privados em um pavilhão de mais de 6.800 metros quadrados de área coberta. Só no auditório principal, foramitóri apresentados mais de 30 painéis com assuntos como Mudanças Climáticas, Turismo Náutico, Nova Lei de Licitação, Agronegócio e Transformação Digital.

Para compor a mesa da sessão solene de encerramento, estiveram presentes: Sebastião Misiara, presidente do Conselho Gestor da UVESP, Silvia Melo, CEO do CONEXIDADES, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, vice-prefeito de São Sebastião, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Coronel André Porto, chefe de gabinete do governador, Gilson Conzatti, presidente da UVB e José Roberto Maluf, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta.

Missiara abriu sua fala comentando que pesquisas importantes foram feitas durante o evento, relacionadas aos temas tratados e à expectativa de acompanhar as mudanças. “Na verdade, são velhos problemas com propostas renovadas. É chegada a hora de rever o Pacto Federativo, que ele representa de histórico e estratégico para o futuro dos municípios”.

Segundo o presidente do Conselho Gestor da UVESP, o governador do Estado mostra que está no caminho certo. “Tudo que está sendo preconizado pelo seu governo beneficia as pesquisas. É preciso um Estado menor para termos um Estado melhor”.

Já o prefeito Felipe Augusto agradeceu por São Sebastião ter sido escolhida como sede do Conexidades, um evento que mostra que a cidade se organizou e se recuperou da maior tragédia de sua história, em referência ao desastre das chuvas em fevereiro de 2023. 

“Após quase oito anos de mandato, após enfrentar todas as adversidades e conquistar todas as alegrias, eu saio muito contente, pois o Conexidades trouxe a imagem positiva de São Sebastião. Reunir figuras que são destaque no cenário estadual, nacional, no nosso município é algo nunca visto na nossa história”.

O líder do Executivo municipal exaltou também a atuação do governador durante e após a tragédia, convocando a todos para uma salva de palmas em pé. Além disso, prestou homenagens ao coronel André Porto, que foi o ponto de contato do governo na cidade desde os resgates.

Emoção e reconhecimento

O encerramento do evento foi marcado por muitos tributos emocionantes aos responsáveis pela reestruturação de São Sebastião. E, dando continuidade às homenagens a Porto, Sebastião Misiara lembrou as palavras antes ditas por Dom Luciano e repetidas pelo Coronel “Solidariedade é a dor dos outros refletidas na gente”.

E, na sequência, o cantor mirim Enzo Ignácio apresentou as músicas “Coração de Estudante” e “Um novo tempo” em alusão ao que o município do Litoral Norte de São Paulo passou e a esperança do que está por vir.

Um dos grandes homenageados da ocasião, André Porto afirmou que: “São Sebastião está linda, pujante, está com um turismo maravilhoso. São Sebastião merece um evento como esse”.

O chefe de gabinete também agradeceu o apoio dos secretários municipais e destacou que seu legado se mostra em três pilares: atendimento humanizado, individualizado e as pessoas sempre vão merecer um retorno seguro para os seus lares.

Ainda falando sobre a escolha de São Sebastião para sediar o evento, Silvia Melo explicou o propósito da edição: “a gente queria fazer parte dessa história, queria dar a nossa contribuição”. Silvia complementou dizendo que os movimentos municipalistas, dos quais o Conexidades se inclui, tentaram mostrar caminhos aos prefeitos, vereadores e gestores para cumprirem o papel de melhorar a qualidade de vida de sua gente, pensando também em diminuir suas obrigações, contando sempre com a iniciativa privada.

“Esse é o objetivo do Conexidades, que mais uma vez foi cumprido. Parceiros públicos e privados para que as políticas públicas cheguem mais perto de quem precisa. Aqui nós mostramos que nosso projeto, que é municipalista, não é exclusivo nem excludente. Ele é abrangente”, pontuou.

Em conclusão, Silvia entregou o Troféu Conexidades ao Prefeito de São Sebastião. Para encerrar a cerimônia solene, o governador Tarcísio de Freitas comentou alguns temas relevantes que poderiam ser apresentados nesta ocasião, como a necessidade de se unir as esferas para a educação primária, a antecipação do pagamento da parcela do incentivo de gestão municipal, da estiagem nos municípios. Porém, o momento é de falar de recomeço, de esperança, tanto em São Sebastião, quanto no Rio Grande do Sul.

O governador evidenciou a solidariedade do brasileiro, apontando o quanto o país está agarrado à bandeira do Rio Grande do Sul. Disse que é muito importante estar em um evento que reúne lideranças do municipalismo e observar como está o município e compartilhar esse momento. 

“É bom estar aqui em São Sebastião e ver o seguinte: um novo tempo. São Sebastião começou de novo, com recuperação de estradas, obras de drenagem, obras de contenção, radar meteorológico, sirene, construção de habitações”.

Além disso, exaltou sua felicidade em participar de um evento em São Sebastião, celebrando os laços que foram criados. “A gente vai sair daqui hoje mais feliz, mais esperançoso, mais a fim de construir um Estado de São Paulo cada vez mais forte. Mais a fim de caminhar juntos com nossos líderes, com nossos vereadores, com nossos prefeitos. Mais a fim de fazer a diferença. Porque se a gente conseguir levar política pública de qualidade, a gente vai fazer a diferença”.

E finalizou: “São Paulo vai caminhar na direção certa, do equilíbrio das contas, da redução do custeio, da não manutenção daquilo que não serve mais, das privatizações, das concessões, da revisão dos benefícios tributários, daquilo que vai dar um lastro financeiro para a gente ser mais forte, investir mais. Porque se São Paulo é a locomotiva do Brasil, essa locomotiva vai andar cada vez mais rápido. E nós vamos caminhar junto com os municípios, porque isso é municipalismo de verdade”.

Realização: Multiplicidades; Correalização: UVESP e Prefeitura de São Sebastião; Curadoria: Conexão Municipalista; Patrocínio: OM30, Senac, Chimicatti Advogados, Itaú, FDE, Sabesp e Prodesp.

Mais informações em: conexidades.com.br