Quinta, 13 de Junho de 2024
16°C 27°C
São Paulo, SP
Publicidade
Anúncio

Florianópolis sedia reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SASFoi realizada nesta terça-feira, 11, em Florianópolis a plenária ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CI...

11/06/2024 às 17h49
Por: Penha News Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS

Foi realizada nesta terça-feira, 11, em Florianópolis a plenária ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Assistência Social. No evento, Estado e Municípios discutiram pautas como o cofinanciamento 2024, diagnóstico de famílias do Rio Grande do Sul acolhidas em Santa Catarina após as enchentes, capacitações do Sipia CT, entre outras.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, as plenárias da CIB são um momento fundamental para aproximar o Governo do Estado dos municípios. “Nessas reuniões a Política de Assistência Social é construída em conjunto, o que traz mais efetividade e consequentemente beneficia todos os usuários que são atendidos”, disse.

Na plenária também foi definida a criação de um grupo de trabalho para discutir a regionalização da Proteção Social de Média Complexidade que contará com representantes de técnicos e gestores representantes das oito macrorregiões do estado, além de representante da SAS e do Coegemas. A intenção do Governo do Estado é a construção de Creas regionais, cada um atendendo entre seis e oito municípios para ampliar a cobertura dos serviços com ênfase no atendimento de pessoas em situação de violência, em especial mulheres, idosos, crianças, adolescentes e jovens.

A equipe da SAS também apresentou o diagnóstico de famílias vindas do Rio Grande do Sul para Santa Catarina em decorrência da tragédia e ressaltou a necessidade dos municípios preencherem até o dia 17 de junho o formulário que é fundamental para atualizar os dados desse levantamento.

Outro assunto abordado foi a parceria da SAS com a Fiesc, para auxiliar os municípios e encaminharem os gaúchos ao mercado de trabalho por meio da plataforma Emprego Já que será lançada nos próximos dias e passa a ser utilizada pelos Cras de todo o estado. “A ideia é que o técnico do Cras preencha formulário e aprenda a utilizar a plataforma da Fiesc”, explica a diretora de Assistência Social, Gabriella Dornelles.

 A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) também orientou os municípios sobre capacitações do novo sistema Sipia CT, utilizado pelos Conselhos Tutelares. Os cursos serão ofertados a partir de julho de forma presencial e regionalizada para todos os 1.535 conselheiros tutelares de Santa Catarina.

Mais informações:
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916