Quinta, 23 de Janeiro de 2025
22°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade
Anúncio

Fernanda Torres ganha Globo De Ouro

Emocionada, a atriz dedicou o prêmio inédito à mãe Fernanda Montenegro

07/01/2025 às 11h10 Atualizada em 07/01/2025 às 11h13
Por: Penha News Fonte: Penha News SP
Compartilhe:
Montenegro dedicou o prêmio a mãe Fernanda Montenegro, para a família, para o marido Andrucha Waddington, lembrou do ator Selton Mello e de todos que acreditaram neste projeto. / Foto: Divulgação
Montenegro dedicou o prêmio a mãe Fernanda Montenegro, para a família, para o marido Andrucha Waddington, lembrou do ator Selton Mello e de todos que acreditaram neste projeto. / Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada em Los Angeles, no Hotel Beverly Hilton, na noite de domingo (5), atriz brasileira Fernanda Torres, 59, ganhou uma das premições mais desejadas por qualquer artista no auge do sucesso, o Globo de Ouro 2025 na categoria de 'Melhor Atriz', na categoria Drama.

Há 26 anos, o Brasil também ganhava o Globo de Ouro por 'Central do Brasil' (1998).

Numa disputa acirrada, com nomes como Pâmela Anderson, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Katie Winslet e Angelina Jolie, a renomada atriz atuou em 'Ainda Estou Aqui' (2024. 2h17), de Walter Salles que narra a história de Eunice Paiva, no início da década de 1970, o Brasil enfrenta o endurecimento da ditadura militar.

Questionada sobre a emoção de ser premiada numa das premiações mais importantes do mundo, perdendo apenas para o Oscar, regozijando ela não se segurava de alegria ao representar o nosso país.

"Tô chocada, com tudo pela história com a mamãe, com o Walter Salles, este filme é tão bonito, Marcelo eu amo você cara, o livro dele que manteve este filme é tudo muito bonito assim. Mamãe tinha certeza, você vai levar, mamãe. Acho que é uma ano muito dividido um ano que todo mundo tá merecendo, não tenho ideia, não sei quem vota, meu nome veio vindo, a 'Variety' foi ajudando, e começou uma campanha bonita, e não tenho ideia como ganhei", declarou emocionada a um repórter brasileiro após a premiação.

"Levar o prêmio foi muito distante eu já tava feliz agora to emocionadíssima. Espero que ainda mais gente vá ver esse filme, o 'Auto da Compadecida', 'Manas' e isto ajude a fortalecer o cinema, a arte no Brasil. Vamos ter orgulho dos artistas e escritores", ressaltou a atriz premiada e emocionda.

Além disto dedicou a premiação a mãe dela Fernanda Montenegro,95, que há 26 anos, em 1999, concorria o mesmo prêmio por 'Central do Brasil' (1998), também de Walter Salles, que ganhou o Globo de Ouro de 'Melhor Filme Estrangeiro' neste ano a comissão 

concedeu pela atuação em 'Elisabeth' (1999,  a atriz australiana  Cate Blanchet.

Sobre investimentos Globoplay no tapete vermelho, ela foi pontual.

"Gratidão Globoplay que acreditou tudo isto só acontece com investimento, é uma brasilera no mundo, tudo uma carreira só", saiu de cena emocionada e premiada.

'Ainda Estou Aqui'

No Rio de Janeiro, a família Paiva - Rubens, Eunice e seus cinco filhos - vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos.

Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece.

Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

 Foto: 'Ainda Estou Aqui' (2024. Walter Sallers) - Divulgação

Em 2024, o filme estreiou no Festival de Veneza, uma dos mais prestigiados do mundo e fez parte na seleção oficial ganhando na categoria de 'Melhor Roteiro'.

Ao longo do percurso de sucesso deste filme, a atriz já foi agraciada como 'Melhor Atriz Estrangeira' pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.

Em 17 de janeiro, os dez filmes escolhidos para participar da seleção do Oscar 2025 serão anunciados, 'Ainda Estou Aqui' ainda dispara na ponta como um forte candidato à categoria de 'Melhor Filme Estrangeiro' pois estava na lista dos 14 filmes feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

25 anos depois, em 1996, na vida real, Eunice conseguiu reconhecer a morte do marido, ocultada pela Ditadura Militar (1964-1985) morrendo, dois anos depois, em 1998, com acometida por Alzheimer.

'Ainda Estou Aqui' acumula prêmios por onde passa, foi premiado na Mostra Internacional de São Paulo, nos principais festivais do mundo, Vancouver, Miami e Veneza, neste, tendo premiado Murilo Hauser e Heitor Lorega com o prêmio de 'Melhor Roteiro'.

O longa de Walter Salles também concorreu na categoria de 'Melhor Filme de Língua Não Inglesa', mas acabou perdendo parao francês, 'Emília Perez',  que, estrelado por Zoë Saldaña, conta história de uma advogada

Sentada no sofá do apartamento no Rio de Janeiro, a mãe, a atriz Fernanda Montenegro não conseguiu nem se levantar de tanta emoção ao festejar a premiação que mais parecia uma final de Copa do Mundo.

Estrelas que já foram indicadas ao Globo de Ouro mas não levaram

Além de Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro, quatro atrizes brasioleira já foram indicadas para a premiação internacional.

Sônia Braga foi a pioneira, em 'O Beijo da Mulher Aranha' (1985) a atriz concorreu como 'Melhor Atriz Coadjuvante'.

Três anos depois, em 1989, num filma chamado 'Luar Sob o Aparador (1988) concorreu na mesma categoria. Seis anos depois, em 1995, Sônia foi indicada a 'Melhor Atriz Coadjuvante', pelo longa 'Amazônia Em Chamas' (1994), na categoria 'Minissérie, Filme e Antologia ou Filme para TV'.

Há 28 anos, em 1996, o brasileiro radicado nos Estados Unidos, Daniel Benzali, pelo trabalho na série 'Murder One' (1995-1997) concorreu por 'Melhor Ator em Série de Drama'. Em 1998, Fernanda Montenegro foi indicada também na categoria de 'Melhor Atriz' pela atuação em 'Central do Brasil (1998). 

Outro brasileiro lembrado é o ator Wagner Moura, indicado pelo papel do narcotraficante Pablo Escobar, na série 'Narcos' (205-2017), por 'Melhor Ator em Série de Drama'.

Filmes que já concorreram na participação brasileira

'Orfeu Negro' (1959), venceu como 'Melhor Filme Estrangeiro' (1960), dirigida por Marcelo Camus, que apesar de ter sido gravado e dirigido no Brasil levou o prêmio para a França;

'Pixote, a Lei do Mais Fraco' (1981), foi indicado há 40 anos, em 1982;

'Central do Brasil' (1998) venceu o prêmio de 'Melhor Filme Estrangeiro' (1999) e também foi dirigido por Walter Salles;

'Cidade de Deus' (2002), há 22 anos concorreu como 'Melhor Filme Estrangeiro';

Veja a lista completa dos vencedores e indicados para o Globo de Ouro 2025 (clique aqui)

Lenium - Criar site de notícias