Segunda, 17 de Março de 2025
18°C 25°C
São Paulo, SP
Publicidade
Anúncio

Visitas Monitoradas ao Centro Histórico ganham abordagem lúdica infantojuvenil

Além disso, um dos destaques da ação inclusiva é a garrafa sensorial azul, que representa o mar em seus diferentes estados, tornando a história ainda mais imersiva

13/03/2025 às 18h36 Atualizada em 13/03/2025 às 18h53
Por: Penha News Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Escolas interessadas em agendar a visita monitorada devem fazer a solicitação por meio do e-mail: visitamonitorada.setur@saosebastiao.sp.gov.br / Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Escolas interessadas em agendar a visita monitorada devem fazer a solicitação por meio do e-mail: [email protected] / Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), segue realizando as visitas monitoradas pelo Centro Histórico.

Acompanhados pelas monitoras da Setur, Sandra Santos, Mayara Santana e Thainá Farias, na última terça-feira (11) os alunos da E.M. Barequeçaba e da EMEI Arco Iris tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos e culturais do Centro da cidade, onde puderam aprender mais sobre a história, arquitetura e cultura de São Sebastião.

Uma das grandes novidades das Visitas Monitoradas é a abordagem lúdica e sensorial na contação de histórias. Para tornar o aprendizado mais envolvente e acessível, foi criada uma narrativa interativa sobre São Sebastião, repleta de personagens históricos como indígenas e piratas, além de elementos táteis e visuais que estimulam a participação das crianças.

“A experiência inclui figuras coloridas para toque, um microfone para incentivar a interação, um bambolê ilustrado para facilitar a visualização e um chocalho para manter o foco dos pequenos ouvintes.”, destaca a monitora Sandra Santos.

Durante a visita, os estudantes também passaram pelo Cruzeiro, os Canhões Históricos, a Igreja Matriz, a Casa das Janelas, a Casa de Câmara e Cadeia, a Casa Caiçara, a Casa Esperança e o Antigo Grupo Escolar Henrique Botelho (Casa da Cultura).

Nesse espaço, por meio de maquetes, os estudantes também aprenderam sobre as técnicas de construção dos patrimônios culturais e a evolução da cidade desde o século XVII até o século XX.

"Seguimos fortalecendo e expandindo nossas ações. A iniciativa das monitoras agrega ainda mais valor, criando novas possibilidades e promovendo uma interação mais rica com as crianças. Convido as escolas do município a participarem dessa ação, que aproxima os alunos da cultura caiçara.", ressalta o secretário de Turismo, Leandro Pereira.

Como agendar uma visita monitorada?

As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira em dois horários, às 9h e às 14h. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3892-4604.

#PraTodosVerem: sequência de imagens da visita monitorada pelo Centro Histórico de São Sebastião. Fim da descrição.

Lenium - Criar site de notícias