Nova Iguaçu diz basta a todo e qualquer tipo de violência contra meninos e meninas. Este foi o recado dado, neste sábado (17), durante o evento pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
Ao longo do percurso, que teve início na Praça Rui Barbosa e foi encerrado no Paço Municipal, os participantes distribuíram ao público material informativo sobre o tema e divulgaram canais de denúncia como o Disque 100, que recebeu mais de 657 mil ligações em todo o Brasil somente no ano passado, 22,6% a mais em relação a 2023.
A secretária municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, pede para que pais e responsáveis estejam atentos aos sinais que as crianças e adolescentes dão em casos de violência sexual.
“Muitos abusos acontecem dentro de casa. Toda investigação deve ser feita pela polícia, mas é nosso dever trabalhar pela proteção e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. Eles são prioridades constitucionais e devem ter acesso à cultura, esporte, lazer, educação de qualidade e assistência social”, afirma Elaine Medeiros.
O órgão é fundamental na proteção da criança e do adolescente, atuando como primeira instância de resposta e defesa quando os direitos desses indivíduos são ameaçados ou violados e zelando pelo cumprimento das leis e garante o bem-estar de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.
Em Nova Iguaçu, os cinco Conselhos Tutelares receberam 192 denúncias do tipo somente no ano passado. “Trazer o assunto desta relevância para o coração da nossa cidade é fundamental para que mais pessoas compreendam a importância de protegermos nossas crianças e adolescentes e nos ajudem a dar um basta neste tipo de violência. Nós queremos dar cada vez mais visibilidade ao tema e estamos com as portas dos conselhos tutelares abertas”, garantiu Pierre Gaudioso, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 27°
Parcialmente nublado