Terça, 08 de Julho de 2025
14°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente Café Com Canela

Reserva Biológica Estadual da Canela Preta comemora quarenta e cinco anos de história e preservação

Reserva Biológica Estadual da Canela Preta - nordeste de Santa Catarina, completa quarenta e cinco anos de proteção e preservação ambiental neste ano de 2025

23/06/2025 às 00h20 Atualizada em 23/06/2025 às 11h19
Por: Penha News Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Localizada nos municípios de Botuverá e Nova Trento, no Vale do Itajaí, a reserva abrange uma área de 1.899 hectares. / Foto: Adrio Centeno / IMA
Localizada nos municípios de Botuverá e Nova Trento, no Vale do Itajaí, a reserva abrange uma área de 1.899 hectares. / Foto: Adrio Centeno / IMA

Nesta sexta-feira (20), a Reserva Biológica Estadual da Canela Preta completa 45 anos de proteção e preservação ambiental.

Administrada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o apoio do Governo do Estado, a unidade foi criada com o objetivo principal de conservar a canela-preta (Ocotea catharinensis), espécie de árvore predominante na região e atualmente ameaçada de extinção.

Além de sua importância ecológica, a unidade atua como divisor natural das bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu e Tijucas, contribuindo de forma significativa para a manutenção dos recursos hídricos e da biodiversidade local.

Sobre a Reserva

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta tem o objetivo abrigar e proteger espécies de vegetação que estão desaparecendo de Santa Catarina Pesquisas científicas realizadas no local apontaram mais de 170 espécies de aves, como o ameaçado Sabiá-cica e o endêmico Trepador-de-coleira.

Além de ser coberta pela Floresta Atlântica, pesquisadores encontraram mais de 70 espécies diferentes de árvores em um único hectare, com destaque para o palmito juçara e exemplares de bromélias e orquídeas.

:: Saiba mais sobre a Reserva no Site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores.

O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

Para mais informações o contato com a equipe poder ser feito pelo telefone: (47) 99189-3678, e também pelo e-mail:  [email protected]