Penha de França. 13h22. Quinta-Feira (14). 23°C. Máxima: 26°C. Mínima: 15°C. (@climatempo)
Na primeira fase serão oito estações e 8,3 quilômetros de extensão. Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Nova Manchester e Aricanduva que fará ligação com a estação Penha (Linha 3 -Vermelha).
Em setembro de 2014, foram prometidas as outras estações da Penha De França (Praça Dona Micaela Vieira), Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, que completa o total de 14 estações e 15,5 km.
23/03/2021. Praça Dona Micaela Vieira. 13h.
Ali fica uma banca de jornal, bem em frente à futura Estação Penha de França. Há 43 anos, desde 1986, o comerciante Caetano Vieira, 66, tem este espaço na praça, na frente de uma das saídas da futura estação. No olhar dele, as mudanças serão positivas.
Dentre histórias da memória, ele se lembra de um rapaz de 18 anos que pensava em suicídio, após ser aconselhado pelo jornaleiro mudou ideia, depois voltou para agradecer que não se matou.
“Vai demorar para a estação ficar pronta mas vai ficar show de bola, será melhor. Percebi que alguns imóveis foram desapropriados, muitos comerciantes começam a querer ficar por aqui, outras começam a chegar, outra coisa percebi que já começou a especulação imobiliária por aqui”, disse.
Serão 20 mil m² de área construída e 55 metros de profundidade abaixo do nível do solo. Seis lances de escadas até a plataforma - que terão portas anti-suicídio, deixará a estação parecida com a Pinheiros (Linha 4 – Amarela). No ponto de ônibus, na Rua Erasmo Braga, na praça, voltando para casa após uma manhã de trabalho, a promotora de vendas Aparecida Alves, 42, acredita que a nova estação vai melhorar as alternativas de transporte.
Acostumada a acordar diariamente às 3h45, também se sente insegura com a lotação do transporte público. “Acho que o metrô abrange mais pessoas e é mais rápido permitindo economizar tempo. Espero cinco ou seis o ônibus para vim trabalhar, agradeço que estou trabalhando, como não posso ficar em casa, saio apenas para trabalhar – se tivesse comércio fecharia, o coronavírus está em aglomeração, sou muito feliz por ter meus pais vacinados, a nova estação vai deixar o bairro mais valioso e com mais atrativos”, lembrou.
Do outro lado da praça, na calçada comercial, a comerciante Maria Das Graças Moraes, 69, que há 35 anos mora no bairro, tenta se manter na pandemia.
Para sobreviver montou com o marido, no portão de casa em que paga aluguel, um espaço para venda de um acessório útil para proteção da vida, as máscaras faciais. Uma máscara custa R$ 4 e três por R$ 10.
“Antes por aqui, onde vai ser o metrô - era tudo loja, então depois que começou a movimentação da nova, daqui há cinco anos espero que a situação volte ao normal e esteja tudo melhor. A Penha está um deserto, era raro encontrar um loja para alugar, de um ano para cá muita gente sentiu o peso no bolso e proprietário de imóvel não quer saber, precisei reinventar para pagar o aluguel e minhas contas”, disse.
Com a finalização do primeiro trecho, a previsão é que além dos 800 mil usuários atuais que circulam pela Estação Penha (Linha 3), o número passe a atingir - no mínimo - mais 377 mil usuários
Previsto para 2026, novo trecho Vila Prudente – Penha de França (Linha 2 -Verde) atenderá - no mínimo- 83 mil pessoas. Em 21 de novembro de 1998 foram inauguradas as estações Sumaré e Vila Madalena, e em 2004, foram começadas as obras de prolongamento da linha 2 (Verde), sentindo Ipiranga.
Em 21 de setembro de 2010 foi inaugurada a Estação Tamanduateí. 30 anos depois, em 17 de Janeiro de 2020, foi dado o pontapé inicial para a construção do trecho Vila Prudente – Penha, que terá 8,3 quilômetros de extensão e oito estações, no primeiro trecho
Segunda metade do século XIX. 2a Revolução Industrial (1850 -1870). Grã-Bretanha. Londres. 10 de Janeiro de 1863. Há 152 anos, o Metropolitan Railway foi inaugurado o primeiro no mundo inaugurado como metrô convencional e o que pela primeira vez funcionou por 24 horas.
A Comissão Real de 1846, não permitia construir estações no centro da cidade, com isto os londrinos sofriam com uma superlotação no transporte e as ferrovias só atingiam as áreas periféricas.
No Brasil, em 14 de dezembro de 1968 começou a construção da primeira linha de metrô no país, a linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi). Uma ato simbólico, na Rua Pereira Estéfano com a Avenida Jabaquara, na Zona Sul, marcou o início das obras.
Em 1974, seis anos depois, entre o trecho Jabaquara-Vila Mariana, o metrô passou a funcionar das 8h às 13h e com 2.858 usuários por dia. Atualmente, com 23 estações e 20,2 quilômetros de extensão, 1,4 milhões de usuários passam diariamente pela Linha 1 – Azul.
Em Fevereiro de 1978, a Estação Sé foi inaugurada aumentando a linha férrea da cidade. Em 1986, a linha 3 - Vermelha passa a funcionar entre a Estação Santa Cecília a Penha.
No ano de 1988, com a expansão da Estação Penha à Corinthians-Itaquera, do lado leste, a companhia – que também construiu a Estação Marechal Deodoro e Barra-Funda, no lado oeste - concluiu os 22 quilômetros de vias que hoje, por dia, circulam mais de um milhão de pessoas.
No início dos anos 90, a linha 2-Verde inaugurou entre as estações subterrâneas Paraíso e Trianon-Masp.
Em 1991, em 25 de Janeiro, no dia do aniversário de São Paulo, as estações Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro e a reforma da Estação Paraíso, completou os três quilômetros iniciais de extensão.
Na fase inicial a linha funcionava das 10h às 15h, depois a operação se estendeu e a demanda passou para 119 mil passageiros por dia. Em 21 de novembro de 1998 foram inauguradas as estações Sumaré e Vila Madalena, e em 2004, foram começadas as obras de prolongamento da linha 2 (Verde), sentindo Ipiranga.
Em 21 de setembro de 2010 foi inaugurada a Estação Tamanduateí. 30 anos depois, em 17 de Janeiro de 2020, foi dado o pontapé inicial para a construção do trecho Vila Prudente – Penha, que terá 8,3 quilômetros de extensão e oito estações, no primeiro trecho.
Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Nova Manchester e Aricanduva que fará ligação com a estação Penha (Linha 3 -Vermelha).
Em setembro de 2014, foram prometidas as outras estações da Penha De França (Praça Dona Micaela Vieira), Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, que completa o total de 14 estações e 15,5 km.
Com a finalização do primeiro trecho, a previsão é que além dos 800 mil usuários atuais que circulam pela Estação Penha (Linha 3), o número passe a atingir - no mínimo - mais 377 mil usuários.
Segunda -feira (29). 11h42. Em frente ao Condomínio Residencial Bandeirantes, com oito torres, aguardando o ônibus, a desempregada Ellen Fernandes, 22, acredita que uma nova estação vai ajudar na mobilidade urbana.
“Acho muito importante ter uma nova estação do metrô, a cidade não tem orçamento suficiente para aumentar o transporte, mas acredito que melhorando o metrô e ônibus, o dinheiro que a gente paga na passagem passe a compensar. Estou em casa na pandemia tentando arrumar um emprego. Preciso de emprego, envio currículo mas parece que não está rolando”, disse.
O encarregado administrativo Anderson Diniz, 46, aguarda o ônibus intermunicipal Guarulhos – Jardim Itapoã. Morador da Vila Guilhermina, a boa notícia animou o seu dia. “Acho ótimo uma nova estação, o melhor meio de transporte é o metro. Moro perto da estação, quanto mais estação ter melhor será", disse.
Carioca, ele acredita que a cidade deveria ter mais tipos de transporte. “Para mim São Paulo é a melhor cidade de meios de transporte, diferente do Rio aqui você chega e têm transporte para todos os lados, a desesperança no Brasil é muito grande, mas deveria ter VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um trilho sobre o ar livre até mudaria a paisagem urbana”, disse.
No 'Relatório Integrado – Metrô de São Paulo 2020', que fez um balanço e previsão da companhia neste ano de pandemia, o metrô informou que 99% de todos os imóveis foram desapropriados e que os imóveis necessários - para a etapa das obras - encontram-se demolidos e desapropriados.
Fotos: Jordan De Sampa – Penha News / © Divulgação: BVY Arquitetos
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